Canapé de parmesão com tomate e ricota

By : | 0 Comments | On : 27 de setembro de 2019 | Category : Lanches

Gente, para tudo! Sabe aqueles eventos em que comemos uns salgadinhos mais chiques e deliciosos? Então, hoje aqui no Receitas Preferidas, vamos ensiná-los como preparar o canapé de parmesão com tomate e ricota. Venha conferir!

Aprender como fazer o canapé de parmesão com tomate e ricota é uma ótima ideia, pois podemos servi-lo em eventos de inauguração, reuniões entre amigos e familiares, aniversários e diversas comemorações.

Por mais que o preparo dessa receita possa parecer difícil, acreditem, é bem mais simples do que parece. Os ingredientes utilizados são fáceis de encontrar e não tem muito segredo. Você ainda não tem muita experiência na cozinha? Relaxe, com o passo a passo que ensinamos aqui, vai dar tudo certo.

Confiram a seguir quais os ingredientes utilizados e como preparar o canapé de parmesão com tomate e ricota:

Ingredientes

  • 30 tomates cereja cortados ao meio
  • Azeite (o suficiente para cobrir os tomates e cozinha-los)
  • Sal e pimenta do reino moída na hora
  • 2 dentes de alho
  • 200 g de manteiga amolecida Lurpak
  • 1 e ¾ de xícara (260g) de farinha de trigo peneirada + quantidade extra para dar ponto na massa
  • 1 colher de sopa de creme de leite fresco
  • 1 pitada de tomilho desidratado
  • 1 e ¾ de xícara (140g) de parmesão ralado + quantidade extra para polvilhar
  • 100 g de ricota fresca
  • 4 colheres de sopa de iogurte integral
  • 1 colher de sopa de azeite (para hidratar a ricota)
  • Tomilho fresco para finalizar

Modo de Preparo

Antes de começarmos a receita, sugiro que vocês separem todos os ingredientes para agilizar o processo. Pode parecer besteira mas ajuda um bocado. Feito isso, preaqueça o forno a 180 ºC. Enfarinhe assadeiras de borda baixa e reserve (vamos usá-las para assar os biscoitos). Não é necessário untar as assadeiras.

Assando os tomatinhos:

1.Em uma assadeira grande, acomode os tomates já cortados ao meio, deixando o interior voltado para cima. Regue com bastante azeite. Tempere bastante com sal e pimenta do reino, levando ao forno por 20 a 25 minutos.

2. Em paralelo, vamos assar o alho regado com azeite por 40 minutos. Retire do forno e espere esfriar para, então, espremer a polpa descartando a casca.

3. Reserve os tomates e o alho espremido. Diminua a temperatura do forno para 160 ºC.

Assando os biscoitos:

1. Em uma batedeira, usando o batedor de massa, misture a farinha de trigo com a manteiga. Você vai obter uma mistura granulada.

2. Acrescente o creme de leite, o alho assado, tomilho, parmesão, uma pitada de sal e pimenta do reino. Continue batendo até obter uma massa homogênea.

3. Transfira a massa para uma superfície enfarinhada. O ponto da massa nesse momento é um pouco mole. Cubra-a com uma dose generosa de farinha de trigo, enrole em plástico filme e leve à geladeira por 30 minutos.

4. Retire a massa da geladeira e enfarinhe uma superfície para trabalharmos a mesma. Abra a massa com um rolo até ficar com 5mm de espessura. Se achar necessário acrescentar mais farinha, coloque alguns punhados aos poucos.

5. Com um cortador de arame (pode usar círculo, quadradinho, estrelinha…) faça cortes na massa e transfira cada um deles para as assadeiras já preparadas.

6. Polvilhe sobre cada biscoito um pouco de parmesão e asse por 25 a 30 minutos ou até que as superfícies estejam douradas. Deixe esfriar completamente.

Creme de ricota:

Esfarele a ricota fresca acrescentando o iogurte e o azeite, se a sua ricota for daquelas bem secas. Misture e tempere com sal.

Montando os canapés:

1. Coloque sobre cada biscoito ½ colher de chá da pasta de ricota, cobrindo com o tomate assado.

2. Finalize com um fio de azeite e um raminho de tomilho fresco. Se preferir, pode acrescentar um pouco mais de parmesão ralado.

Agora que aprendemos como fazer o delicioso canapé de parmesão com tomate e ricota, com certeza, essa será uma das receitas mais pedidas nos eventos de família.

Gostou da receita do canapé de parmesão com tomate e ricota? Deixe sua opinião aqui nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *