Escondidinho de aipim com carne seca

By : | 0 Comments | On : 6 de outubro de 2019 | Category : Sem categoria

Que tal dar um toque diferente nas suas refeições e incluir uma receita saborosa e diferente? O escondidinho de aipim com carne seca é uma ótima pedida. Vamos ensiná-los como preparar essa receita aqui no Tudo na Cozinha, venha conferir!

 Preparar o escondidinho de aipim com carne seca não é difícil, os ingredientes utilizados são encontrados facilmente e mesmo sem experiência é possível acertar em seu preparo. Essa receita pode ser servida em almoços, jantares, comemorações e outras ocasiões, principalmente, quando reunimos a família e amigos.

Confira a seguir quais os ingredientes utilizados no preparo do escondidinho de aipim com carne seca:

Ingredientes

  • 500 g de aipim cozido
  • 1/4 xícara de leite desnatado
  • 2 colheres de sopa de manteiga (usei manteiga de garrafa)
  • 300 g de carne seca desfiada
  • Cebola e alho para o refogado
  • 1/2 pote de requeijão cremoso
  • Catupiry à gosto (opcional)
  • Sal a gosto

Modo de Preparo

1. O primeiro passo aqui é fazer um purê de aipim. Pra isso, cozinhe o seu aipim. Quando estiver macio, vamos amassá-lo. Tire aqueles fiapos que ficam no tubérculo, parece um barbante, sabe? Bem “limpinho”, amasse na mão, no processador, no amassador de batatas, o que você achar melhor.

2. Leve o aipim amassadinho para uma panela, sem a água. Vamos acrescentar o leite aos poucos, até obtermos um purê lisinho. A manteiga vai ajudar nessa parte também, além do requeijão. Tempere com sal à gosto. Reserve quando estiver pronto.

3. Vamos ao recheio? Após cozinhar a carne seca na pressão (já dessalgada), é só desfiar. Limpe a gordurinha e deixe somente a carne. Pode desfiar com garfo ou no processador. Nessa receita, acabei usando a carne que já vem pronta pra uso. Mesmo assim, eu dou uma turbinada nela, como veremos a seguir.

4. Refogue a carne seca com seus temperos de preferência. Eu geralmente uso cebola ralada e alho picadinho, em 1 fio de óleo. Quando ela começar a ficar mais coradinha, está pronta!

5. Vamos à montagem do escondidinho. Unte um refratário com manteiga e espalhe o purê de aipim sobre ele. Não deixe as “paredes” do purê tão grossas ou você vai ter um escondidinho massudo. Coloque sobre o purê uma camada bem generosa de carne seca. Se quiser, pode colocar um pouco de catupiry sobre a carne, pra deixar ainda mais cremoso.

6. Cubra a carne seca com mais uma camada de purê. Use uma colher pra espalhá-lo sobre o recheio, com cuidado pra não misturar as camadas.


7. Polvilhe queijo parmesão ralado por cima e leve ao forno por 20 minutos. Depois, gratine por mais 10 minutos – se o seu forno tiver essa opção.

Agora que aprendemos como preparar o escondidinho de aipim com carne seca na teoria, está na hora de observar a receita na prática para esclarecer possíveis dúvidas. Confira a seguir o vídeo explicativo que selecionamos para ajudá-los:

Preparar o escondidinho de aipim com carne seca é mais fácil do que parece não é mesmo? Após acompanhar o preparo da receita na teoria e na prática, é hora de colocar a mão na massa e mostrar o que aprendemos.

Gostou da receita? Tem alguma dica especial para compartilhar conosco? Deixe-as nos comentários, vamos adorar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *