Pudim de leite condensado

By : | 0 Comments | On : 13 de outubro de 2019 | Category : Sem categoria

O pudim de leite condensado é uma receita clássica, pois todas as famílias adoram prepará-la em diversas ocasiões. Aprender como fazer essa receita não é tão complicado, mas é preciso ter paciência e carinho, já que os processos requerem atenção e delicadeza ao caramelizar a forma.

Confira aqui no Receitas Preferidas como preparar o delicioso pudim de leite condensado!

Os ingredientes utilizados para fazer o pudim de leite condensado são bem simples. A receita em si não é difícil de fazer, mas é preciso se atentar a detalhes que mencionaremos no passo a passo da receita.

Confira a seguir quais os ingredientes utilizados e como fazer o pudim de leite condensado, para deixar a sobremesa em sua cozinha mais especial:

Ingredientes

  • 1 lata (395 g) de leite condensado
  • 2 medidas da lata de leite integral (pegue a lata e use como medidor para o leite)
  • 3 ovos
  • 1 xícara de açúcar (para o caramelo)

Modo de Preparo

Caramelo

Há duas maneiras de fazer o caramelo do pudim: diretamente na forma em que o pudim será assado ou em uma panela à parte, despejando o caramelo depois de pronto na forma. Além disso, tem gente que faz o caramelo somente com açúcar e gente que faz com uma mistura de açúcar com água. 

 1. Espalhe o açúcar no fundo da forma e leve a mesma para o fogão, sempre baixo. Aos poucos, o açúcar vai começar a derreter de fora pra dentro. NÃO MEXA CONSTANTEMENTE! Com uma colher, vá delicadamente trazendo a parte derretida pro miolo da forma. Use uma luva para não queimar as mãos na hora de segurar a forma.

2. Quando o açúcar estiver totalmente derretido e o caramelo estiver dourado, pode apagar a chama e espalhar com uma colher pelas paredes e miolo da forma.

PS: como sou muito legal, compartilharei também a outra opção de caramelo. Aqui você vai derreter 1 e 1/2 xícaras de açúcar com 1/2 xícara de água. Em fogo baixo, deixe o açúcar derreter e quando estiver dourado, apague o fogo. Despeje a mistura no centro da forma, espalhando pelas laterais.

Mistura do pudim

1. Separe uma assadeira que caiba a forma do pudim. Ela será necessária para assar em “banho maria” Pré aqueça o forno em sua temperatura mais baixa. No liquidificador, acrescente todos os ingredientes da receita (leite condensado, ovos e leite) e bata bastante, até obter uma mistura homogênea. Se você é desses que curte um pudim sem furinhos, passe a mistura por uma peneira antes de despejá-la na forma. Esse processo diminui a aeração da mistura.

2. Cubra a forma com papel alumínio (o lado brilhante pra dentro) e acomode-0 na assadeira. Despeje água quente na assadeira e leve para o forno pré aquecido por 45 minutos.

3. Passado o tempo, retire o papel alumínio e deixe assar por mais 30 minutos.

4. Delicadamente, espete um palito para checar se ele está firme e cozido (o palitinho precisa sair seco). Retire do forno e espere esfriar antes de levar para a geladeira. Cubra com papel alumínio novamente e mantenha resfriado na geladeira por pelo menos 6 horas.

Como podemos observar, seguindo o passo a passo como descrito anteriormente, é possível preparar um delicioso pudim de leite condensado igual ao das padarias e confeitarias.

Para melhor ilustrar o preparo da receita e esclarecer possíveis dúvidas, selecionamos um vídeo explicativo para ajudá-los, vale à pena conferir:

Agora que aprendemos mais uma receita de sobremesa, com certeza, o pudim de leite condensado será uma das mais pedidas em sua cozinha. Aproveite essa receita e sirva ela geladinha!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *