ACARAJÉ COMPLETO

Aprenda como fazer esta receita maravilhosa de Acarajé que vai deixar todos apaixonados, fica realmente muito gostoso! Faça em casa ou para vender.

Ingredientes:
Para fazer o caruru:
500g de quiabo
80ml de azeite de dendê
50ml de óleo
1 cebola
4 dentes de alho
300g de camarão seco
Coentro e cebolinha a gosto
100ml de leite de coco
200ml de caldo de camarão
100g de amendoim
100g de castanha de caju
½ Pimentão verde, vermelho e amarelo
15g de gengibre á gosto
Pimenta malagueta a gosto
Pimenta de cheiro a gosto
Pimenta dedo de moça a gosto
Açafrão a gosto
Páprica defumada a gosto
Sal a gosto

Para fazer o vatapá:
300g de camarão seco
500g de pão dormido
1 ½ litro de leite integral
350 ml de leite coco grosso
150 ml de caldo de camarão
150g de castanha de caju
100g de amendoim
50 ml de azeite de oliva
100 ml de azeite de dendê
40g de coentro e cebolinha
30g de gengibre
1 pimenta dedo de moça e pimenta de cheiro
1 cebola
4 dentes de alho
1 pimenta malagueta
½ pimentão amarelo, vermelho e verde
1 colher de chá de açafrão e e páprica
Raspas de dandá da costa ou noz moscada a gosto
Sal a gosto

Para fazer o caldo de camarão:
2 cebolas
4 dentes de alho
2 cenouras
1 folha de louro
7 cravos
½ alho Poró
1 aipo
100g de casca de camarão fresco
100g de cabeça de camarão seco
50ml de óleo para refogar
Água para cobrir

Para fazer o bolinho do acarajé:
½ kg de feijão fradinho
2 cebolas branca
1 cebola roxa (para colocar no óleo na hora de fritar)
1 litro de azeite
500ml de azeite de dendê
Sal e pimenta-do-reino a gosto
100g de camarão seco para decorar

Modo de Preparo:
Para fazer o caruru:
Corte os quiabos em rodelas finas. Pique a cebola, o alho, os pimentões, o coentro e a cebolinha. Reserve. Leve ao fogo uma panela com o óleo e deixe aquecer. Coloque o alho, a cebola e refogue bem. Adicione o quiabo e vá refogado.

Paralelamente, adicione no liquidificador o camarão seco, o coentro, a cebolinha, o leite de coco, o amendoim, a castanha, as pimentas, os pimentões, cheiro verde, açafrão e a páprica. Bata tudo até ficar homogêneo. Adicione essa mistura na panela do refogado de quiabo. Acrescente também o caldo do camarão e vá misturando até engrossar.

Para fazer o vatapá:
Em um refratário, pique os pães amanhecido e regue com todo leite integral e deixe descansando por duas horas. Após esse tempo, bata no liquidificador o pão já hidratado com o caldo do camarão e reserve. Pique o alho, a cebola, os pimentões, as pimentas, o gengibre, o coentro e a cebolinha. Adicione ao liquidificador o leite de coco, o camarão seco, a castanha, o amendoim, o gengibre, as pimentas, o açafrão, a páprica, os pimentões.

Bata até que vire um creme grosso e reserve. Em uma panela, adicione o azeite e leve ao fogo para aquecer. Adicione o alho e a cebola e deixe dourar. Em seguida, despeje o creme de pão, que foi batido com caldo do camarão. Despeje também na panela o leite de coco que foi batido com o restante dos ingredientes. Com fogo baixo, vá mexendo até que engrosse.

Coloque o coentro, a cebolinha e o azeite de dendê. Quando estiver totalmente soltando do fundo da panela desligue o fogo e adicione raspa de dandá da Costa.

Para fazer o caldo de camarão:
Corte grosseiramente o alho, a cebola, o alho poró, o aipo e a cenoura. Coloque óleo em uma panela e leve ao fogo para aquecer. Adicione o alho e a cebola e misture todos o restante dos ingredientes picados.

Misture novamente e adicione a casca do camarão fresco e as cabeças. Adicione água até cobrir. Coloque o cravo, a folha de louro e sal a gosto. Tampe a panela e deixe ferver por 40 minutos. Após esse tempo, transfira para o liquidificador e bata até que fique um creme homogêneo. Passe o creme por uma peneira e sirva.

Para fazer o bolinho do acarajé:
Em uma bacia, coloque o feijão. Adicione a água até cobrir e deixe de molho de um dia para o outro. No dia seguinte, vá soltando as cascas e lave bem os feijões com água fria até soltar toda a sobra da casca.

Pique as cebolas brancas e adicione ao liquidificador. Adicione também o feijão e bata até que vire um creme homogêneo. Transfira essa mistura para uma bacia e bata com a colher de pau até formar uma massa branca e espessa. Em uma frigideira adicione o azeite e o azeite de dendê. Leve ao fogo para aquecer.

Quando estiver bem quente, vá pegando a massa e decorando com um camarão seco e coloque no azeite para fritar. Frite os bolinhos virando-os uma única vez. Os bolinhos devem ficar com uma tonalidade avermelhada por fora e por dentro claro, bem sequinhos e crocante.

gostou da nossa receita de acarajé então não perca mais tempo e se deliciem-se com essa receita Baiana e deliciosa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *