Panna Cotta

Panacota Fácil

Panacota (ou Panna Cotta) é uma sobremesa leve e deliciosa, originária de Piemonte, na Itália. Por seu frescor e delicadeza, a panacota é uma sobremesa que combina muito com o verão, especialmente porque ela sempre vem acompanhada por uma calda de frutas deliciosa e refrescante.

INGREDIENTES PARA A PANACOTA

300ml de leite integral 300g de creme de leite fresco 4 colheres de sopa de açúcar refinado 1 envelope de gelatina incolor sem sabor (12g) 1 colher de sobremesa de essência de baunilha (opcional)

PARA A CALDA DE FRUTAS VERMELHAS 400g de morangos 100g de amoras 100g de mirtilos 6 colheres de sopa de açúcar mascavo ½ xícara de chá de água (aproximadamente)

COMO FAZER PANACOTA FÁCIL MODO DE PREPARO DA PANACOTA

1- Em uma panela, em fogo médio, misture o creme de leite fresco, o leite integral e o açúcar. 2- Quando a mistura começar a esquentar, misture a gelatina incolor sem sabor hidratada em 5 colheres de sopa de água em temperatura ambiente. 3- Continue mexendo sem parar, até começar a ferver. 4- Quando começar a ferver, abaixe o fogo e deixe ferver por 2 minutos, sem parar de mexer. 5- Desligue o fogo e misture a essência de baunilha. 6- Espere esfriar e distribua a panacota em taças ou potes de sobremesa. 7- Cubra cada pote ou taça com papel alumínio e leve à geladeira por, no mínimo, 4 horas.

MODO DE PREPARO DA CALDA DE FRUTAS VERMELHAS

1- Em uma panela, em fogo médio, misture os morangos picados, as amoras, os mirtilos e o açúcar mascavo (reserve algumas frutas frescas e inteiras para a decoração). 2- Quando as frutas estiverem macias, comece a amassá-las com a ajuda de uma escumadeira. 3- Continue cozinhando, mexendo e amassando as frutas, por 5 minutos ou até a calda começar a ferver. 4- Quando começar a ferver, abaixe o fogo e mexa por mais 4 minutos. 5- Para finalizar, adicione a água de acordo com a sua preferência: se preferir uma calda mais rala, coloque toda a água, senão coloque metade da água. 6- Desligue o fogo e espere a calda esfriar antes de utiliza-la na panacota.

 Se você ainda não conhece essa sobremesa, não perca a chance de experimenta-la e, assim, trazer um pouco da Itália para a sua cozinha!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *